UNIDADE I - ESTRUTURA DA HASTE CAPILAR (resumo)


Os cabelos são fibras naturais, formadas pos células mortas queratinizadas. Eles se formam dentro de uma estrutura localizada na derme, chamada folículo piloso.
Na base do folículo encontra-se o bulbo capilar ou raiz do cabelo, onde fica a papila, responsável pela nutrição do bulbo. Lá também estão às células germinativas, cuja reprodução dá origem à queratina, proteína que constitui o fio cabelo.
Ligada ao folículo piloso, encontra-se a glândula sebácea. É ela quem produz o sebum, responsável pela lubrificação dos fios e couro cabeludo. Na superfície do couro cabeludo, existe um manto protetor, formado pela secreção das glândulas sudoríparas e sebáceas.
Cada folículo piloso produz apenas um fio de cada vez. Normalmente o ser humano possui um média de 90 a 100 mil fio de cabelo.

Estrutura dos Fios
A haste do fio de cabelo é constituída por três camadas:
Medula - O componente localizado na parte central.Córtex – A parte mais volumosa, compõe cerca de 70% da massa do fio de cabelo. É formada por estruturas fibrilares denominadas microfibras e por outros componentes, entre eles, os grânulos de pigmento (melanina) responsáveis pela cor dos cabelos.Cutícula – A camada externa do fio. Origina-se no folículo piloso como uma camada celular única, que se torna inclinada e passa por um estagio de completa queratinização. Sobrepondo-se uma sobre a outra, estas células queratinizadas dão origem a uma estrutura semelhante a um telhado, conferindo a cutícula uma característica de multicamadas. A cutícula forma a principal barreira à penetração de agentes químicos para o interior do fio. Sua deterioração é causada pela ação mecânica (escovar, pentear, secar), por meio químico (xampus, tinturas, permanentes e descoloração) e por agentes externos (água do mar e de piscinas, vento, sol e principalmente, os raios ultravioletas do sol).

Fases de Desenvolvimento
.Anágena

Fase de crescimento responsável pelo tamanho dos fios. Dura de 4 a 6 anos, 85% dos fios estão nessa fase. M= 1cm/mês.

Catágena

Fase de descanso. Dura 3 semanas e 1% dos fios estão nessa fase.

Telógena

Fase de desprendimento. Dura de 3 a 4 meses. 14% dos fios estão nessa fase.

Constituição
97% de proteínas e 3% de água.

Medula camada interna.

Córtex camada média contém os pigmentos responsáveis pela cor.

Cutícula camada externa.

0 comentários:

Deja un comentario

Volver al inicio Volver arriba ESTÉTICA CAPILAR. Theme ligneous by pure-essence.net. Bloggerized by Chica Blogger.